Como sempre, as minhas inspirações vem nas horas mais inapropriadas possíveis. Mas de tantas coisas que já tive vontade de escrever e acabei não fazendo, essa sobreviveu a mim.
Todos os dias, alguém diz, ou faz com que subentendamos que precisamos ter tempo e se alguém me disser que nunca foi cobrado, não acredito. Tempo pra família, tempo pra Deus, tempo pra si mesmo, tempo pros amigos, tempo livre, tempo pra comer em paz, tempo pra dormir, tempo pra isso, pra aquilo, tempo, tempo, tempo....
Ter tempo acabou se tornando uma cobrança e não apenas uma compreensão de administrar o tempo, ou como na Bíblia é descrito: remir o tempo. Você precisa se virar e dar conta de tudo. Você precisa ter tempo.
Dias me vejo escrava disso, desse ideal (será?) de ter tempo pra tudo, ficar bem e fazer com que todos se sintam bem com minha organização.
Confesso que sou péssima nisso muitas vezes. Não é por mal, é apenas porque dar conta de tudo é realmente impossível ou no mínimo estressante.
O tempo é incontrolável, rápido e principalmente: precioso. A gente perde tempo com tanta coisa, sabe aquelas que no fundo sabemos que são desperdício, mas ainda assim a gente insiste? Pois é. Essas.
Em alguns países europeus existe um movimento interessante "Slow Attitude", que basicamente consiste em ter uma atitude que valorize mais o ser do que o ter, algo como atribuir mais qualidades ao tempo e não apenas fazer com que ele renda infinitamente, na minha visão, fazer com que o tempo seja melhor aproveitado e em coisas importantes.
Resolvi escrever esse texto como uma forma de protesto. Um protesto a uma forma desencontrada de vida, que exige demais e na verdade não gera qualidade.
NÃO TENHA TEMPO!
Não tenha tempo pra gente que egoísta, que só pensa em si mesmo.
Não tenha tempo pra ficar pensando nas coisas que não deram certo.
Não tenha tempo pra ficar remoendo os sonhos que não realizou.
Não tenha tempo pra se importar com gente que fala de mais e faz de menos.
Não tenha tempo pra falar dos outros, principalmente se você não é um exemplo.
Não tenha tempo pra passar o dia fuçando a vida alheia, e se isso for em redes sociais, então... vá cuidar da sua!
Não tenha tempo pra justificar seus erros.
Não tenha tempo pra agradar a todos. Isso é humanamente impossível.
Não tenha tempo pra discutir.
Não tenha tempo pra complicar.
Não tenha tempo pra odiar.
Não tenha tempo pra sentir inveja.
Não tenha tempo pra causar problemas a você e a com quem convive.
Não tenha tempo pra coisas nas quais você não acredita, valores que não preza, ideais que não são seus e atitudes que discorda.
Talvez, essa lista poderia ser muito maior, mas num tempo em que as muitas pessoas perdem o tempo de suas vidas buscando uma autoafirmação, que chega a ser medíocre, "tá de bom tamanho".
Acredito sim, em organização do tempo, em valorizar o que é importante e tudo mais, porém saber filtrar o que é importante, o que vale a pena, o que nos faz felizes, mais completos e que contribua não apenas para a construção do nosso próprio eu, mas que seja mais um bloco para a construção dos outros e do mundo é fundamental.
O tempo passa. E como, por isso é importante não ter tempo.