sábado, 23 de abril de 2011

Os 10 mais

Eu já tinha um post praticamente pronto, mas, me deu vontade de escrever outra coisa. E como já disse eu escrevo aqui por prazer e  sem obrigação de seguir um tema, roteiro ou até mesmo de trazer uma idéia legal, apenas tem o objetivo de me deixar satisfeita e de repente que alguém também se sinta bem.

Como a maioria das pessoas que já leu esse Blog já percebeu eu sou uma pessoa que adora Cinema, Música, Literatura e afins... e hoje resolvi escrever um pouquinho sobre uma dessas paixões: CINEMA.


Que fique claro que não sou e nem tenho a pretensão de ser especialista no assunto. Escrevo como alguém que gosta, admira e gasta tempo "cinemando" (acabei de inventar esse verbo!).

Então, vamos ao que interessa! 

Montei uma lista dos meus filmes favoritos, aqueles que marcaram a minha vida e que fizeram parte do meu aprendizado consciente ou inconscientemente, seja trazendo entretenimento ou 'grandes morais'. Também é importante lembrar que não existe uma ordem, apenas escolhi 10... e foi difícil escolher só isso!

Aproveite e 'se não faz sentido, discorde comigo. Não é nada demais'.

Começo essa viagem por um filme de 1972, mas que eu só assisti em 2010, graças a uma insistência da TV em repetí-lo, O PODEROSO CHEFÃO. A saga da família Corleone conseguiu prender a  minha total atenção nos 5 primeiros minutos de filme e nem dar tempo do "pipi" e me fez dizer: Uau! Esse Francis Ford Coppola é o cara! Se você ainda não assistiu, vale muito a pena separar 3 horas do seu tempo, é, é um filme longo, mas vale cada minuto!


Um dos filmes que me faz vibrar assistindo e que me fazia pular de alegria quando passava na "Sessão da Tarde", sessão que hoje em dia não passa nada de interessante, em minha mera opinião... é CURTINDO A VIDA ADOIDADO. O que é esse filme?? Esse filme marcou minha infância e minha adolescência, porque trazia uma comédia diferente, que chegava a ser sarcástica. 


Agora, vou para um grande clássico dos desenhos da Walt Disney, o meu favorito das franquias de Contos de Fada: A BELA E FERA, de 1991, que trouxe as telas objetos com vida e sentimentos e uma bela moça que consegue se apaixonar por uma Fera, o que me me encantava e me encanta até hoje!



Vou de filmes 'mais antigos' para o recente VICKY CRISTINA BARCELONA, de Woody Allen, que realmente me chamou a atenção. Tenho a tendência a não simpatizar com filmes que usam como recurso a narração de alguém 'fora da história',  e confesso não ser a mais apaixonada pelo trabalho do diretor, mas na primeira cena desse filme ele já conseguiu mexer comigo e despertar minha curiosidade que depois só ia aumentando a medida dos diálogos, acontecimentos e do cenário magnífico, além da beleza dos intérpretes e do show dado por Penélope Cruz, no papel Oscarizado de Maria Helena.
Mesmo se você não gosta do estilo de Woody Allen #FikDik


Sou mega fã de tudo o que Júlia Roberts faz, então é claro que ela não poderia faltar aqui e dentro da filmografia dela, escolhi o filme que a consagrou e você deve estar certo, é, esse mesmo! UMA LINDA MULHER. Parece ridículo e previsível comentar sobre esse filme sendo uma mulher que vos escreve, mas fala sério! Esse filme marcou época e por vários motivos... se você não assistiu ou faz tempo que não lembra, corre e assista novamente!


O próximo filme pode surpreender muita gente e fazer com que alguns mudem suas opiniões sobre mim e achem meu gosto duvidoso...

Quando criança, era daquelas que jogava muito Nintendo e Mega Drive  uma aficcionada por MORTAL KOMBAT, então esse filme pode não ter as melhores atuações, cenários, lutas, trilhas sonoras e etc's. Mas pra mim é demais! Sonia Blade, Kitana, Scorpion e Cia limitada detonam! Fight!


Vamos agora ao filme número 7, lembrando que nem de perto essa lista é feita por ordem de preferência e com certeza muitos filmes que realmente gosto ficarão fora e quem sabe de uma próxima vez estarão aqui para serem divididos com todos vocês!

Fui ao cinema mais de uma vez assistir PIRATAS DO CARIBE - A MALDIÇÃO DO PÉROLA NEGRA e pra mim nenhum dos outros filmes participantes da saga chega nem perto do primeiro! O Capitão Jack Sparrow é realmente uma criação ímpar no cinema, os trejeitos, as caras e as falas impagáveis na interpretação de Johnny Deep, que é um ator que eu admiro em todos os trabalhos, desde a série 'Anjos da Lei' passando por 'Don Juan de Marco' e chegando a 'Turista'.


Nessa parte da história vou a um filme com esse nome: A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA. O que é aquela cena que o Edward Norton durante um assalto em sua casa pede ao cara que ponha a boca na guia da calçada e a cena é cortada?? Nunca me esqueci daquela cena! E assisti aquele filme faz vários anos! Tudo nesse filme é bom! O roteiro, a edição, os atores e interpretações e a tensão que ele pode te trazer é forte.


Nessa altura do campeonato vou dividir o lugar entre dois filmes que realmente marcaram minha vida, eu decorei uma boa parte das falas e assistia repetidamente, coisa que minha mãe já não suportava mais, mas que eu não conseguia parar de ver!

Divido agora com vocês a minha devoção a O PAI DA NOIVA  e MUDANÇA DE HÁBITO, ambos com comediantes maravilhosos!

MUDANÇA DE HÁBITO tem um ingrediente que me agrada até hoje: Música. Prova que adoro os musicais até hoje...  e O PAI DA NOIVA traz o bárbaro George Banks (Steve Martin) que não tenho nem como comentar! E que fez outros muitos filmes que me marcaram, como: Fé demais não cheira bem, Um espírito atrás de mim, entre outros.



Encerrando essa lista, com dor no coração, por saber que faltaram filmes, mas a vida é assim! Haha


O último filme que gostaria de compartilhar aqui é PULP FICTION, de 1994, de um diretor que eu simplesmente A-DO-RO, Quentin Tarantino. O estilo dos filmes dele tem como marca um dinamismo, a não obrigação de uma cronologia e tomadas impecavelmente filmadas e editadas a ponto de te fazer colocar "os bofes pra fora". Coloco esse filme dele aqui, mas sou fã incondicional de Kill Bill e Bastardos Inglórios.


Fica aqui alguns (poucos) de meus filmes favoritos, não necessariamente em ordem e que não tem a mínima pretensão, como já disse, de parecer algo especializado ou que agrada a todo mundo. Você tem o direito de gostar, odiar, discordar e de assistir e repensar! De repente quando vemos algo pensando na visão de outras pessoas a gente repensa e acaba gostando ou no mínimo tendo outra visão  sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário