sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prosopeia?? Ócio??

Fiquei pensando da onde saiu esse nome estranho... afinal, de contas segundo o maravilhoso e inteligente Dicionário prosopopéia é a "figura pela qual se atribui qualidade ou sensibilidade humana a um ser inanimado e se fazem falar as pessoas ausentes e até os mortos'. Em resumo, a Prosopopéia é uma figura de linguagem. 
E o ócio? Essa palavra, digamos, velha e de certa forma inapropriada aos nossos tempos... "inatividade do espírito, b) indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia".
Existe uma expressão chamada ócio criativo é um conceito exposto por um italiano maluco, chamado Domenico. Quando a gente pensa em ócio, logo pensa, Mmmm... maravilha! Mas na preguiça alguém há de ser criativo?? Segundo ele, é a junção de três pontos básicos: trabalho, estudo e jogo (brincadeira) que se unem e trazem uma qualidade de trabalho e consequentemente de vida. 
Na verdade o que me atraiu nesse nome (depois de um milhão de explicações precisa existir uma junção) é unir a possibilidade de expressar as coisas que me chamam atenção sem a obrigação de um tema, de um tempo, e muito menos de ser levada a sério. A vida já é séria demais! E dar vida aquilo que de repente não tem e do meu ponto de vista. 
O ócio exige de nós a falta ou a presença, sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário